quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Prefeitura apoia a pintura do Asilo Padre Cacique


Uma parceria da Prefeitura de Porto Alegre, através da Secretaria Municipal da Produção, Indústria e Comércio (Smic), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai-RS, o Comando Militar do Sul, o Sindicato das Indústrias da Construção Civil no Estado do Rio Grande do Sul - Sinduscon-RS, o Asilo Padre Cacique, a Superintendência Regional do Trabalho e Emprego do Rio Grande do Sul - SRTE/RS e a PPG Industrial do Brasil Tintas e Vernizes Ltda, irá proporcionar a pintura do Asilo Padre Cacique.

O lançamento oficial do projeto acontecerá nesta segunda-feira, 31 de outubro, às 15h, no refeitório do Asilo Padre Cacique (Avenida Padre Cacique, 1178 - Menino Deus). A solenidade contará com a presença do prefeito José Fortunati, do secretário da Smic, Valter Nagelstein, além de representantes das entidades parceiras. Na ocasião será assinado Termo de Cooperação entre a Prefeitura de Porto Alegre, por intermédio da Smic, juntamente com o Senai o Comando Militar do Sul, o Sinduscon/RS, o Asilo Padre Cacique, a SRTE/RS e a PPG Industrial do Brasil Tintas e Vernizes LTDA, para o desenvolvimento do curso de qualificação profissional de "Pintor de Obras".

O projeto prevê a qualificação dos militares incorporados às fileiras do exército, selecionados e inscritos pelo Comando Militar do Sul, através da realização do Curso de “Pintor de Obras” na modalidade de Qualificação Profissional, com duração de 160 horas, inserido no Programa Senai de Ações Inclusivas. Ao término do curso, os alunos serão responsáveis pela pintura das dependências do Asilo, e em seguida, serão encaminhados ao mercado de trabalho através do Sinduscon/RS. As tintas e todo o material necessário para a pintura serão fornecidos pela PPG Industrial do Brasil Tintas e Vernizes Ltda.

Aline Brum
Coordenadora de Comunicação da Smic

Escola Itamarati: arte e literatura ajudam na aprendizagem


“Para mim, a arte pode refletir a celebração das coisas boas e simples da vida. Isso é o mais importante.”   Romero Britto

Mesmo não sendo professora de Artes, é a arte que move o trabalho da educadora Rosa Lúcia Barreto, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Itamarati, localizada no bairro Sarandi. “A arte é fundamental. A partir dela é possível desenvolver outras disciplinas e atividades como história, matemática e poesia, por exemplo”. É assim que 28 alunos do 4º ano da escola, que têm entre nove e dez anos, aprendem. E nesse semestre, escolheram como base a arte moderna do pintor e escultor brasileiro Romero Britto e fizeram uma releitura de sua obra. É o que constatou nesta quarta-feira, 26 de outubro, a “Caravana das Boas Práticas Pedagógicas” da Câmara Municipal de Porto Alegre, cujo objetivo é homenagear o trabalho e a dedicação dos professores das redes de ensino público da Capital.

Rosa explicou que foram colocadas no quadro da sala de aula obras de Romero Britto, que possui cores vibrantes e formas geométricas. A partir delas, as crianças usaram a criatividade e produziram uma campanha publicitária, textos e trabalhos de artes. “A imaginação deles é que move o nosso trabalho.” Segundo a professora, no início do ano a turma tinha um vocabulário restrito. “Agora, as produções textuais melhoraram muito”, elogiou.

Além da releitura sobre a obra do artista, os alunos também aprendem sobre reciclagem do lixo e fazem palavras cruzadas e caça-palavras. A aluna Thauane Maffei, de 10 anos, mostrou com orgulho o pufe que fez com garrafas PET. “Aprendemos que dá para utilizar de outro jeito as garrafas PET. Já fiz um pufe para a minha casa também e já ensinei uma amiga a fazer”. 


Poesia em sala
Outro projeto da escola é o “Poesia em Sala”, e o poeta escolhido da turma de 4º ano da professora Eva dos Santos foi Mario Quintana. O objetivo, conforme ela, é motivar as crianças a ter interesse em ouvir, ler e escrever poesias. “O motivo foi o alto índice de alunos que não estavam motivados para a leitura e a escrita”. Cada um confeccionou um baú, que foi chamado de Baú Mario Quintana, e colocou dentro um livro de pano com poesias do escritor.

Fábulas gregas
A partir do projeto “Animais Tim-Tim por Tim-Tim”, alunos do 3º ano da escola estudaram a influência dos bichos nas histórias mitológicas gregas. De acordo com a professora da turma, Eliana Alves, eles produziram desenhos da “Medusa” e uma “Caixa de Pandora”. Na caixa, escreveram em papéis coloridos o nome de sentimentos bons como saudade, esperança, aceitação, humor, alegria, paciência, entre outros. “Os sentimentos maus foram todos mandados embora da sala de aula e os bons são cultivados todos os dias, inclusive pelas famílias, porque eles levaram as caixas para suas casas”.

A vereadora Sofia ficou encantada com a escola. “Aqui são os professores de anos iniciais que trabalham também com arte e literatura. E eles estão mostrando que a educação não pode ser afastada da cultura. É uma escola encharcada de cultura. Isso é qualidade de ensino e não pode ser medida por nenhum teste.”

 Darlene Silveira
Assessoria de Imprensa da Presidência
Fonte: Sofia Cavedon
Fotos: Jonathan Heckler/CMPA

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Vinícola lança campanha com desfile temático no interior de seu castelo em Garibaldi

Única a poder utilizar a denominação “champagne” em seus produtos, primeira a conquistar uma Medalha de Ouro em concursos internacionais e pioneira na exportação da bebida. É com este bouquet que a Vinícola Peterlongo, de Garibaldi – Capital Brasileira do Champagne -, lançou uma campanha que une qualidade, elegância e exclusividade. E nada melhor do que um desfile temático no interior do castelo da empresa, em Garibaldi, para dar o start na ação que busca ampliar em 30% as vendas que hoje são de 450 mil caixas por ano, ou seja, passar a operar com 585 mil caixas no período. Com o mote “Primeiro e Único Champagne do Brasil”, a campanha, que ganhará força durante a Fenachamp 2011 (realizada nos finais de semana de outubro), chega para reforçar os diferenciais da vinícola e, com isso, aumentar sua produção que comporta 900 mil caixas por ano. Para isso, a empresa aposta na exclusividade de seus produtos, característica adquirida justamente por ser a única vinícola do Brasil que pode utilizar a denominação champagne.

Atendendo a todo território nacional e exportando para países como Colômbia, Japão e África do Sul, a Peterlongo mantém um quadro funcional médio anual de 60 colaboradores. O champagne responde por 90% da produção. Os vinhos finos representam 10% com previsão de aumento. Às vésperas de completar um século - em 2013 -, a vinícola cada vez mais se dedica a excelência de seus produtos.

E é justamente esta qualidade que levou a Peterlongo a ser a primeira vinícola brasileira a obter uma Medalha de Ouro em concursos internacionais e a ser pioneira na exportação de seus champagnes. Aplicando métodos de elaboração usados pelos franceses, Manoel Peterlongo – o fundador -, ergueu a vinícola com pedras de basalto, e em seu interior construiu uma cave subterrânea com climatização natural onde repousam as preciosas garrafas de seu Champagne “Elegance” e que até hoje é atração entre os turistas.  

Obrigatório em solenidades do governo Getúlio Vargas e elogiado pela rainha da Inglaterra, Elizabeth, o champagne Peterlongo conquistou o direito de ser único, exclusivo.

Thamara de Costa Pereira
Publicado no Jornal Usina do Porto - outubro 2011