quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Escola Itamarati: arte e literatura ajudam na aprendizagem


“Para mim, a arte pode refletir a celebração das coisas boas e simples da vida. Isso é o mais importante.”   Romero Britto

Mesmo não sendo professora de Artes, é a arte que move o trabalho da educadora Rosa Lúcia Barreto, da Escola Estadual de Ensino Fundamental Itamarati, localizada no bairro Sarandi. “A arte é fundamental. A partir dela é possível desenvolver outras disciplinas e atividades como história, matemática e poesia, por exemplo”. É assim que 28 alunos do 4º ano da escola, que têm entre nove e dez anos, aprendem. E nesse semestre, escolheram como base a arte moderna do pintor e escultor brasileiro Romero Britto e fizeram uma releitura de sua obra. É o que constatou nesta quarta-feira, 26 de outubro, a “Caravana das Boas Práticas Pedagógicas” da Câmara Municipal de Porto Alegre, cujo objetivo é homenagear o trabalho e a dedicação dos professores das redes de ensino público da Capital.

Rosa explicou que foram colocadas no quadro da sala de aula obras de Romero Britto, que possui cores vibrantes e formas geométricas. A partir delas, as crianças usaram a criatividade e produziram uma campanha publicitária, textos e trabalhos de artes. “A imaginação deles é que move o nosso trabalho.” Segundo a professora, no início do ano a turma tinha um vocabulário restrito. “Agora, as produções textuais melhoraram muito”, elogiou.

Além da releitura sobre a obra do artista, os alunos também aprendem sobre reciclagem do lixo e fazem palavras cruzadas e caça-palavras. A aluna Thauane Maffei, de 10 anos, mostrou com orgulho o pufe que fez com garrafas PET. “Aprendemos que dá para utilizar de outro jeito as garrafas PET. Já fiz um pufe para a minha casa também e já ensinei uma amiga a fazer”. 


Poesia em sala
Outro projeto da escola é o “Poesia em Sala”, e o poeta escolhido da turma de 4º ano da professora Eva dos Santos foi Mario Quintana. O objetivo, conforme ela, é motivar as crianças a ter interesse em ouvir, ler e escrever poesias. “O motivo foi o alto índice de alunos que não estavam motivados para a leitura e a escrita”. Cada um confeccionou um baú, que foi chamado de Baú Mario Quintana, e colocou dentro um livro de pano com poesias do escritor.

Fábulas gregas
A partir do projeto “Animais Tim-Tim por Tim-Tim”, alunos do 3º ano da escola estudaram a influência dos bichos nas histórias mitológicas gregas. De acordo com a professora da turma, Eliana Alves, eles produziram desenhos da “Medusa” e uma “Caixa de Pandora”. Na caixa, escreveram em papéis coloridos o nome de sentimentos bons como saudade, esperança, aceitação, humor, alegria, paciência, entre outros. “Os sentimentos maus foram todos mandados embora da sala de aula e os bons são cultivados todos os dias, inclusive pelas famílias, porque eles levaram as caixas para suas casas”.

A vereadora Sofia ficou encantada com a escola. “Aqui são os professores de anos iniciais que trabalham também com arte e literatura. E eles estão mostrando que a educação não pode ser afastada da cultura. É uma escola encharcada de cultura. Isso é qualidade de ensino e não pode ser medida por nenhum teste.”

 Darlene Silveira
Assessoria de Imprensa da Presidência
Fonte: Sofia Cavedon
Fotos: Jonathan Heckler/CMPA

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